José de Freitas - PI, quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Audiência vai discutir situação da Maternidade Evangelina Rosa

Segunda-feira, 28 de dezembro de 2015 by Rubens Rocha

 

 

Depois da vistoria da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí na Maternidade Dona Evangelina Rosa, ocorrida na última terça-feira (22), o deputado estadual João de Deus (PT), presente na ocasião, disse que depois do recesso parlamentar vai solicitar a realização de uma audiência técnica para tratar sobre a situação crítica da maternidade.

Deputado João de Deus(Imagem:Germana Chaves/GP1)

O grupo de deputados capitaneado pelo presidente da Comissão, Evaldo Gomes, destacou, dentre as inúmeras prioridades, a necessidade de destinar mais recursos para a maternidade, além do fortalecimento dos hospitais regionais para evitar a superlotação com pacientes oriundos do interior do Piauí e, sobretudo, do vizinho estado do Maranhão. A vistoria ocorreu devido às denúncias de altas taxas de mortalidade de mães e bebês no local.

Sugestões

João de Deus sugeriu algumas ações que podem amenizar de maneira mais rápida a situação da Evangelina Rosa, dentre elas, a reabertura da maternidade do bairro Buenos Aires, além da construção de uma nova em Teresina, que substituiria a Evangelina.

Comissão de Saúde

Evaldo Gomes disse que faltam recursos e que os existentes são mal geridos. “Falta recursos e ao mesmo tempo, os que eles têm não são bem planejados, porque falta medicamento, produtos de limpeza, não sabemos se falta alimentação ou qual a quantidade”, colocou o parlamentar. Evaldo falou ainda que vai buscar diálogo com a secretaria de Saúde do Estado sobre o assunto.

Deputado Estadual Evaldo Gomes(Imagem:Lucas Dias/GP1)

Assim como João de Deus, Gomes avisou que também vai solicitar a realização de uma audiência pública para discutir a situação de atendimento, assistência e administração da maternidade.

 

fonte GP1