José de Freitas - PI, terça-feira, 19 de junho de 2018

Rebelião causa destruição e deixa cerca de 15 feridos na Casa de Custódia

Segunda-feira, 21 de agosto de 2017 by Rubens Rocha

Pelo menos 15 detentos ficaram feridos durante uma rebelião na Casa de Custódia, em Teresina. O tumulto- que ocorreu na noite deste domingo (20)- durou cerca de 3 horas e envolveu três pavilhões. Foi ateado fogo em colchões, bem como destruídos celas e câmeras de segurança. A revolta teria sido uma reação dos presos a medidas disciplinares. Nenhum agente público ficou ferido ou foi mantido refém.

“As informações sobre o motivo ainda estão sendo apuradas, mas a princípio diria que os detentos estão insatisfeitos com a rotina carcerária, em especial questões disciplinares. Temos avançado internamente dentro da Custódia, no que tange a adoção de procedimentos disciplinares. O preso que comete alguma transgressão, por exemplo,  é flagrado com celular dentro da cela, anteriormente não acontecia nada. Contudo, agora ele sofre uma punição administrativa interna e pode ficar sem visita ou banho de sol durante alguns dias. Os direitos estão sendo restringidos para manter a rotina”, justifica Daniel Oliveira, secretário de Justiça do Piauí.

Ele acrescenta ainda que a instalação do circuito interno de segurança também teria sido um dos motivos do motim.

Segundo o gestor, os detentos feridos passam bem. Ele classifica o motim como de média proporção.

“As vítimas ficaram feridas devido a bala de borracha. Alguns precisaram de socorro devido a problemas de respiração causados pelo gás lacrimogênio”, explica Oliveira.

Equipes já iniciaram a limpeza dos destroços do motim. Uma equipe da secretaria de Justiça contabiliza os prejuízos e durante toda esta segunda-feira (21) a segurança na Casa de Custódia será reforçada.

“As imagens das câmeras de segurança serão usadas para constatar o crime de dano ao patrimônio público. Vamos identificar esses internos e puní-los nos termos da lei”, finaliza Daniel Oliveira.

 

fonte cidadeverde.com

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com