José de Freitas - PI, quinta-feira, 24 de maio de 2018

GRUPO RAÍZES DO BRASIL REALIZA IX EVENTO EM PARCERIA COM O VEREADOR TIAGO PINTO E DEP. ESTADULA FLORA ISABEL

Segunda-feira, 20 de novembro de 2017 by Rubens Rocha

 

Aconteceu neste final de semana, 18 e 19 de novembro o IX Batizado e Troca de Cordas de Capoeira do Grupo Raízes do Brasil/JF-PI.

Cerca de 100 capoeiristas estavam presentes. Cidades como Teresina-PI, Timon-MA, Luzilândia-PI, Miguel Alves-PI, dentre outras, tinham seus representantes no evento.  O Intercâmbio Cultural, os seminários e a Cerimônia de graduação eram as principais atividades da programação. Crianças, jovens e adultos participaram dessas atividades onde puderam adquirir conhecimentos e aprimorar-se tecnicamente. A oportunidade também objetivou fortalecer ainda mais o vínculo afetivo entre os presentes.

No sábado, dia 18/11, dois mestres de renome vieram repassar um pouco de seus conhecimentos aos capoeiristas mais novos. O Primeiro seminário aconteceu no Chalé (prefeitura) às 15h, com o especialista em Atividade Física e Saúde e mestre de capoeira há quase 40 anos, o professor José Guaberto, mais conhecido na capoeira como mestre Tucano. Ele abordou o tema: “A Evolução Técnica da Capoeira”. O segundo seminário foi na Praça de Eventos Freitas Filho, às 18h, com o mestre Kinzinho, um especialista no treinamento da capoeira desportiva. O mesmo abordou o tema “capoeira para competição esportiva, como se preparar”. Ambos os seminários tiveram um bom número de participantes, aos quais se sentiram contemplados com os ensinamentos dos mestres.

Seguindo a programação, no domingo, dia 19/11, no Teatro Municipal Barítono Raimundo  Pereira, ocorreu a cerimônia de graduação (Batizado e Troca de Cordas) dos integrantes do Grupo. Os novatos foram batizados, ou seja, foram oficialmente apresentados aos presentes para que sejam reconhecidos como capoeiristas. Já os graduandos jogaram capoeira entre si e com os convidados para que suas novas graduações fossem certificadas pelos professores e mestres que ali estavam. Tudo transcorreu num clima de festa e diversão. A criançada era só alegria. Mas antes foram exibidos um número de dança contemporânea e um curta de 10 minutos, intitulado de “A História Mal Contada de Zumbi”, produzido e estrelado pelos integrantes do RdB/JF-PI, o qual fez muito sucesso arrancando gargalhadas e aplausos dos espectadores.

Sem o apoio do Vereador Tiago Pinto, da Dep. Estadual Flora Isabel e da Prefeitura Municipal de José de Freitas o evento não teria acontecido da maneira como aconteceu. O apoio Moral e financeiro dado ao evento contribuiu e muito para o seu êxito. O Vereador Tiago Pinto disse ter se emocionado com o que presenciou. Ressaltou que o que aconteceu ali foi mais que aparenta ter acontecido, que o impacto positivo foi além daquele ambiente, foi na sociedade freitense, em especial na juventude da cidade. Disse ainda que o projeto pode continuar contado com seu apoio, não só como vereador, mas como cidadão também. A deputada Estadual Flora Isabel, maravilhada com a performance de todos, em especial das crianças, enfatizou em suas palavras que apoiar iniciativas como aquela é de fundamental importância se quisermos ver uma sociedade equilibrada, pois a postura, o carisma, a disciplina e o clima de paz e alegria que ali imperava era de se contagiar. Que a capoeira continue contando com sua colaboração, não apenas como deputada, mas como uma grande admiradora. O vereador e a deputada foram homenageados ali mesmo em agradecimento ao apoio que deram ao evento.

Aerton Tingaúna, produtor do evento, teceu emocionantes palavras ao se referir aos dois: “Eles foram carismáticos, solícitos e atenciosos desde o principio que passamos a conversarmos sobre a realização deste. Vieram de perto prestigiar nosso trabalho e puderam ver e viram que sem a ajuda e a compreensão das autoridades fica complicado desenvolver projetos como esse. Entusiasmados, vereador e deputada sugeriram que sentemos e planejemos a criação, implementação e a execução de políticas públicas para o fortalecimento de ações semelhantes, pois conferiram que iniciativas como a nossa dão certo. É de peças assim que o tabuleiro da política precisa” disse.