José de Freitas - PI, quinta-feira, 20 de setembro de 2018

2º SALIJO está sendo realizado em José de Freitas

Sexta-feira, 17 de novembro de 2017 by Rubens Rocha

Começou nesta quinta-feira (16), o 2º Salão do Livro de José de Freitas (SALIJO). Essa segunda edição homenageia, Ano Barítono Raimundo Pereira, traz como homenageados os autores Antonio Callado e Juan Rulfo.

Com a frase “Ler é descortinar infinitos horizontes”, o evento acontece no Ginásio Antonio Freitas reunirá nos dois dias de evento bate-papo literário, lançamento de livros, shows musicais e até humorísticos. Tem Clara Melo, Nathan Souza, Cícero Filho, Feliciano Bezerra, Wellington Soares, Fabíola Lemos, Randal Vieira, Holean Costa, Livramento Carvalho e Raimundo Dutra que falarão sobre os mais diversos temas. O Deputado João de Deus Sousa, um dos idealizadores, destacou que este evento já faz parte do calendário de eventos culturais do município de José de Freitas.

A iniciativa, segundo a supervisora de Ensino de José de Freitas, professora Livramento Carvalho, nasceu da necessidade de trabalhar o incentivo à leitura e a produção de texto nas escolas, além da valorização da cultura local. “É importante trabalhar a leitura, a literatura e a cultura como um todo com os estudantes. O Salijo é um marco na história do município”, disse.

O primeiro dia de SALIJO se encerrou com o show da banda WALLY e do humorista João Claudio Moreno.

Estiveram presentes o Deputado João de Deus Sousa, a Senadora Regina Sousa, o professor Humberto Coelho, o Prefeito de José de Freitas, Roger Linhares,a presidente do diretório municipal do PT, Professora Neta, vereadores, secretários e o público em geral.

O Salijo segue até a noite desta sexta-feira (17) com a seguinte programação:

Sexta-feira(17/11/2017)

8h Palestra: Criação Poética(Escritor Natan Souza)

10h: A Escritura de Torquato Neto(Prof. Feliciano Bezerra)

14h: Cidadania e autoritarismo no Brasil: porque é tão difícil avançar – (Socióloga Fabíola Lemos)

16h: Anne frank:uma vida perseguida ontem, uma história para hoje(Handal Vieira e Holean Costa

19h: palestra Despedida – Meu novo livro(escritora Clara Melo)

*Quinta-feira a partir das 16h lançamento dos livros: “Hermenêutica e Narratologia: por uma redefinição da narrativa à luz do pensamento contemporâneo”, de José Vanderlei Carneiro; e “As Virtudes da responsabilidade compartilhada: uma ampliação da teoria das virtudes de Alasdair Macintyre”, de José Elielton de Souza.

* A programação também traz bate-papo literário

Confira mais imagens do evento: